segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Memorias duma Gueixa e Munique

Bem estou de volta...

E com o sentimento que pela 1050505ªvez estou a tentar fazer com que este Blog seja mais actualizado que os Padres da Igreja Católica, vou fazer este post sobre alguns filmes que fui ver ao cinema (sim isso mesmo...não os saquei!!! 4€ custaram-me cada um).

Começo pelo que vi hoje por isso está mais fresquinho...

"Memorias duma Gueixa"

Confesso que não me sentia atraído para ver o filme no dia de hoje, mas foi o que acabei por ir ver... já algumas pessoas me tinham aconselhado, mas pensei que este fosse um filme muito à gaja para o meu gosto (e eu até curto de muita coisa à gaja, tipo canetas de cores com cheiro...por acaso não gosto...porque será?) mas confesso que durante as 2h30 do filme não fiquei aborrecido. Entrei no enredo da história e confesso que o filme é até bastante interessante, não enche as medidas mas não é mau e isso actualmente já é de realçar...

A história é baseada num livro, e acredito que quem tenha lido o livro talvez fique algo frustrado com o filme, porque nota-se claramente (até para mim que não o li) que está demasiado à Hollywood, para ser uma boa adaptação...

Como o próprio nome diz este filme é sobre as memórias duma gueixa e retratam um período pré-2ªGuerra Mundial duma forma que acho plausível (alias quem sou eu para saber a história do Japão? Nem a de Portugal sei...) e até algo atraente...

Quando saí da sala de cinema vinha até com a sensação que o filme foi bastante agradável, mas agora que me pus a pensar talvez o devesse ter sacado... enfim há hábitos que nunca mudam...

Passado ao outro filme que vi à uma semana...

"Munique"

Este filme fala sobre factos reais aquando dos jogos olimpicos de Munique, em que 11 (acho...) atletas israelitas são raptados e posteriormente mortos por terroristas palestianos. Em retaliação Israel orquestra planos para assassinar 11 altas patentes palestianas que estiveram envolvidas na morte dos atletas e é sobre isso que se basea esta história, que é altamente perturbante e que se fizermos um paralelismo para o momento actual na Palestina (para os que sabem que há um conflito no médio oriente...) e este filme dá muito que pensar.

Já ouvi e li e muitos criticos falarem mal deste filme e dizeram que Spielberg fracassou... bem pelo contrário, acho que teve muita coragem para fazer um filme assim e num filme foi capaz de me ensinar mais sobre o conflito israel-árabe do que com qualquer Nuno Rogeiro armado em General Sabe Tudo de Assuntos Internacionais.´É um filme na linha da "Lista de Schindler" mas sem atingir a perfeição desse mesmo filme, mas eu não fiquei desapontado, apenas fascinado.

Um filme certamente a não perder...e este nem me arrependo de não ter sacado...bem pensando bem sempre foram 4€...

1 comentário:

miss_rochinha disse...

Olha, dá-te por muito feliz porque aqui, para ir ver um filme, são 7 euros (se for durante a semana tens desconto de estudante e fica por 6 euros mas mesmo assim...)

Já vi o Munique há um tempo atrás mas gostei bastante do filme. É "real" (dentro do possível) e põe-te a pensar... Foram 7€ bem gastos...