quarta-feira, setembro 03, 2008

Wii Fit

Um sucesso de vendas desde que foi lançado no mercado, Wii Fit é um daqueles fenómenos que ninguém consegue entender, provando que a Nintendo está cada vez mais a ameaçar Midas, pois tudo o que lançam no mercado transforma-se em "ouro", na forma de muitos milhões de euros.

Tal como a consola Wii, o jogo Wii Fit está quase sempre esgotado e quando chegam as novas unidades de stock, rapidamente desaparecem dos expositores. Surpreendente é o facto que tal também acontece em Portugal, visto que o jogo custa quase 100 euros e não ir ao encontro dos típicos jogadores de sofá (também esses não compram jogos de qualquer maneira...) mas tal é ultrapassado com o facto de lançar um jogo que tem como objectivo "ajudar a manter a linha e postura" durante o mês de Abril. Como todos não é preciso muito para que um produto de "emagrecimento" vender muito se for lançado em Março/Abril... depois é só ir aproveitando o hype criado nessa altura, para termos um sucesso de vendas.

Ora dito isto, eu arranjei o jogo na 2ªloja que visitei e isto foi nos finais de Maio quando todas as lojas estavam sem stock. É a minha costela de irlandês a dar os seus frutos!

Assim que o DVD entra na Wii, somos "convidados" a participar num teste que irá determinar o nosso peso, índice de massa corporal, e postura, de forma a atribuir uma "Wii Age". Foi sem surpresa que descobri que afinal tenho 33 anos "Wii". Estava na altura ligeiramente acima do peso ideal e mais torto do que a Torre de Pisa. Mas não há problema, pois de seguida o jogo convida-nos a estabelecer objectivos. Que peso queremos perder ou ganhar e em quanto tempo o queremos fazer, desta forma o jogo irá controlar o nosso progresso ou falta deste.

Oh filha, mas aqueles rissóis de camarão estavam a olhar para mim

O jogo em si tem 4 tipos de exercícios: yoga, jogos de equilibrio, "musculação" e aeróbica.

É neste momento que se encontra o primeiro defeito deste jogo, assim que aparece o menú estamos entregues aos lobos, sendo que a Nintendo deveria ter criado uma espécie de "plano pessoal" que indicasse que exercícios poderiam ser mais indicados para melhorar as falhas detectadas no teste, mas a realidade é que será o jogador a descobrir isso sozinho.

Ao menos a Nintendo teve a feliz ideia de bloquear certo tipos de exercício, até que o jogador experimente exercícios tecnicamente mais fáceis de forma a aprender movimentos básicos, antes que se arme em Tarzan Taborda em cima da Balance Board. À medida que vamos realizando alguns exercícios, vamos desbloqueando outros na mesma categoria, o que em certa medida é a "cenoura à frente do burro" deste jogo.

O yoga é provavelmente a melhor disciplina incluida neste jogo, pois aproveita ao máximo o facto da Balance Board ser extremamente precisa, o que faz com que detecte o mínimo movimento e num exercício em que a postura e equilíbrio é essencial, irá dar mais realismo a esta parte do jogo.

Os jogos de equilibrio não são tão direccionados para a melhoria da postura (como o yoga) ou a perda de peso, mas proporciona momentos de descontracção para quem já estiver farto dos mesmos exercícios. Neste tipo de jogos, encontram-se o "dar umas cabeçadas na bola", saltos de ski e o meu favorito, "Table Tilt".

A categoria de musculação é na minha opinião a mais polémica, visto que é possível aldrabar o exercício e mesmo assim conseguir ter 100%... em alguns casos o facto da Balance Board não ser tão precisa para este tipo de exercícios (pois normalmente apenas os pés ou mãos estão em cima da mesma), pode provocar algumas lesões nos jogadores pois estão a fazer o exercício de forma incorrecta. Na minha opinião, esta parte do jogo precisa de muito mais trabalho por parte da Nintendo, de forma a conseguir estar no mesmo patamar dos restantes exercícios. Entre os exercícios existentes nesta categoria estão as típicas flexões, abdominais, remo e muitos mais.

O nosso instrutor albino

A aeróbica inclui corrida, step, hula-hoop e boxe. Claramente o step e hula-hoop estão um degrau acima dos restantes, sendo bastante mais precisos. O step é mesmo um exercício mais adequado para perder peso do que propriamente a corrida, visto que na corrida o boneco não responde às variações de velocidade do jogador, se correr mais depressa o boneco continua na mesma e por vezes pode parar porque o boneco continua a correr. A ideia que transparece é que a corrida não foi optimizada e apenas está no jogo pois consegue cumprir o objectivo que é fazer o jogador correr nem que seja para ver os cães Mii... Quanto ao hula-hoop como alguns devem saber, tem criado bastante sucesso no You Tube, mas nada que ofusce a minha mestria a abanar a anca, é algo de fazer inveja à Shakira.

Os gráficos e som deste jogo são os indicados para este jogo, visto que não há necessidade de gráficos topo de gama num jogo cujo objectivo não é propriamente olhar para o ecrã. Na parte da yoga, é aonde o som se destaca um pouco mais.

Concluindo, Wii Fit é um "jogo" que tem as suas falhas, sendo a mais grave a falta de objectivos e de um plano de treino que faça com que o jogador queira jogar todos os dias, aliás a Nintendo esteve tão perto de conseguir acabar com a desmotivação de fazer exercício, mas decidiu que não valia a pena adicionar coisas mínimas, como criar um leaderboard online ou criar uma espécie de "medalhas" que fizessem com que este jogo realmente parecesse um jogo.

Tendo isto em conta, não é de estranhar que 64% dos japoneses que compraram o jogo, nunca mais voltaram a tocar nele depois de o comprarem, sendo que apenas 22% continuam a jogar todos os dias. Na minha opinião, este jogo apenas deve ser adquirido para quem realmente quer fazer exercício ou para os que que já fazem e querem ter um controlo e motivação extra para controlar a execução de certos exercícios.

Nota Final: 13.0 (0 a 20)

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