quarta-feira, setembro 24, 2008

LittleBigPlanet Beta!

Pois é... sou um dos 60000 felizardos com acesso à Public Beta do LittleBigPlanet. Toma, toma, toma!


Welcome to LittleBigPlanet!

Depois de vários meses com imenso hype à volta deste jogo e à medida que a data de lançamento se aproxima, é normal que uma pessoa comece a achar que o jogo irá ser um "flop". Confesso que nas últimas semanas, comecei a pensar no que seria para o bem estar de todos os Sackpeople, se este jogo fosse um flop. Será que iriam ficar tristes lá no LittleBigPlanet? Depois de jogar a beta, não tenho dúvidas que irão ficar sozinhos...se calhar vão ter é que mudar de planeta.

Não posso deixar de referir algo que me irrita acerca da mentalidade "à burro" de algumas pessoas que dizem que este jogo é infantil (são os mesmos que dizem isso dos vários Mario's). Claro que esses são aqueles que: a) nunca jogaram um videojogo e acham que tal é para crianças...mas ao mesmo tempo gostam de patéticas como filmes "pipoca" b) os verdadeiros miudos que como querem provar a sua "adultice" só jogam jogos violentos cheios de GORE e sem nada para pensar, como Halo's, Gears of War ou COD4 (não estou a dizer que sejam maus jogos...mas há vida além dos shooters!!!)

Agora que deixamos as infantilidades de lado, na Public Beta existem os "tutorials" da praxe (a voz do Stephen Fry é 8 estrelas) e 4 dos mais de 50 níveis que serão incluidos na versão final. Se os 2 primeiros níveis são uma espécie de "ritual de iniciação", o 3ºnível já parece ser uma bela amostra deste jogo. No entanto, a própria Media Molecule diz que os restantes níveis são bastante superiores a qualquer um destes níveis. O 4ºnível é um belo exemplo de como até as coisas mais simples conseguem ser estupidamente viciantes. O nível chama-se "saltar à gravata" e é basicamente isso: colocar o Sackboy a saltar à gravata... são tantos detalhes divinais que nem vale a pena começar a escreve-los a todos porque iria passar aqui a tarde inteira.

Só falta o Homer Simpson e um desfiladeiro...

No modo de criação incluido na Public Beta, em pouco menos de 3 horas desde que a beta foi disponibilizada, já havia pelo menos 2 níveis interessantes criados pela comunidade. Claro que outros eram bastante simples... No entanto se em 3 horas apenas 1500 pessoas criaram mais de 30 níveis, imagino como estará hoje (só hoje é que 55000 dos 60000 vão ter acesso à beta) quando for ver quantos níveis já estão disponiveis...

A única coisa que não experimentei foi criar níveis. Obviamente que as ideias são mais que muitas e provavelmente irei fazer níveis com fotografias do José Cid (sim dá para fazer isso!) e um de apanha de morangos.

Agora é a parte na qual devo dizer os defeitos, mas os únicos que encontro tem a ver com freezes de 2/3 segundos que só acontecem quando outro Sackboy se junta a um nivel online. Numa Beta, isto ser o único defeito quer dizer muito...ah...e o código de jogo da demo já foi feito há várias semanas e desde então a MM já adicionou mais coisas e melhorou outras (há algo para melhorar?!?)


Isto deve ser o Slogan do Querido Mudei a Casa lá do LittleBigPlanet

Conclusão e moral da história, este é um daqueles jogos que as palavras não são capazes de descrever o jogo em si. Só jogando é que é possível apreciar a obra prima que a Media Molecule fez a partir das coisas mais simples e ao mesmo tornando-as em algo verdadeiramente original e inovador. Se havia dúvidas se este jogo seria um flop, estas desapareceram num instante. Este é claramente um jogo "must have" e tem um potencial enorme para com os niveis criados pela comunidade se tornar num jogo único.

Veredicto Final: Se for preciso passem fome, mas comprem este jogo! Vão ficar mais magrinhos e poupam no ginásio. De bonús ficam com provavelmente o melhor jogo dos últimos anos. (Sim, eu disse isso mesmo!)

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