segunda-feira, julho 09, 2007

Rumores Fórmula 1 (1ªEdição)

Vamos agora falar de todos os rumores que circularam no paddock em Silverstone e na imprensa mundial, sendo que convem realçar que 99% dos rumores são normalmente falsos.

- No post anterior falei do rumor mais quente do momento, que é a possibilidade Nelson Piquet Jr. substituir Alexander Wurz já no GP da Europa em Nurburgring.

- A realçar ainda mais a possibilidade do 1ºrumor se vir a verificar, fala-se que Frank Williams estará disposto a vender Nico Rosberg à Toyota ou Toro Rosso, se Piquet Jr. se mostrar competitivo e Briatore se mostrar disponível a retribuir o favor que a Williams fez à extinta Benetton com Jenson Button. Fala-se dum contrato até final de época, com opção de empréstimo até final de 2009. Rosberg interessa muito à Toyota que está com 1 lugar disponível para a próxima época e não esconde que tem interesse em ter um piloto alemão ou japonês nas suas fileiras. No caso da Toro Rosso, tal mostra-se bastante mais inviável, a não ser que Nicolas Todt compre parte da equipa e traga para a Toro Rosso os milhões do médio oriente, oriundos da equipa ART, cujos donos são Todt e empresas de Abu Dhabi e Bahrain. Recordo que Nico Rosberg conhece muito bem a ART e Todt, pois foi nessa equipa que se sagrou campeão de GP2 em 2005. Fala-se que Frank Williams está a exigir um valor entre 20 e 25 milhões de dólares para libertar Rosberg antes do final do seu contrato, este valor foi estabelecido com base no valor pago pela McLaren à Sauber, aquando da contratação de Kimi Raikkonen em 2001.

- O rumor mais provável de se tornar realidade, é a saída de Christijan Albers da Spyker, sendo substituído muito provavelmente por Markus Winkelhock. Apesar da notícia publicada no jornal Record (retirada de imprensa estrangeira) que fala em Narain Karthikeyan, Marc Gene ou Christian Klien, a verdade é que nenhum destes pilotos é seriamente considerado. Basta ver, que a então Jordan/Midland detestou ter Karthikeyan na equipa, apesar dos milhões que o indiano pagou à equipa. Klien teve a oportunidade de ingressar na equipa logo no ínicio da época, mas recusou ir para a Spyker, enquanto Gene não levará milhões nem talento para a equipa. Gene é bom a testar pneus, mas como agora só há um fabricante a sua utilidade é diminuta, como tal eu apostaria em Winkelhock ou Guido Van Der Garde apesar deste estar envolvido num imbróglio jurídico que envolve Spyker e Super Aguri, mas quem sabe se não resolvem isso e esquecem algo acerca dos carros copiados à Honda?

- Outro rumor que talvez tenha perdido força em Silverstone, foi a saída de Ralf Schumacher. A sua boa prestação na qualificação, poderá ser o suficiente para que a Toyota não despeça Ralf. Antes do Grande Prémio, falou-se muito que Kazuki Nakajima, actual piloto de testes da Williams, mas que faz parte do Toyota Development Program, iria substituir Ralf Schumacher na Toyota nos últimos Grandes Prémios da temporada. Talvez o facto de Ralf ter aguentado até agora, é porque a Toyota não vê opções no mercado, pois Montagny não é mais rápido que Ralf e tanto Nakajima como Kohei Hirote não mostram qualidades que façam acreditar que serão pilotos mais rápidos que Ralf. Um factor que pode levar à entrada de Nakajima é o facto de Sato estar a ter bastante sucesso num Super Aguri Honda, e a guerra da Toyota é mesmo com a Honda e como tal ter um piloto japonês é essencial para ter popularidade no país do sol nascente. No entanto, a grande esperança da equipa nipónica chama-se Kamui Kobayashi mas a equipa não quer queimar o piloto, com uma subida directa da F3 para a F1. Neste fim de semana, tanto Ralf como Nakajima tiveram bons fins de semana, com o piloto japonês a conquistar 2 podiums nas 2 corridas de GP2 disputadas em Silverstone.

Sem comentários: